Loading...
A carregar conteúdos...
Notícia
Última edição da norma ISO 9001
OUTUBRO
Foi publicada a última edição da norma ISO 9001. Assim, foi concluído um trabalho de três anos de revisão por especialistas de 95 países para trazer os padrões actualizados da norma às necessidades de hoje.

Com mais de 1,1 milhões de certificados emitidos em todo o mundo, a ISO 9001 ajuda a demonstrar aos organismos que podemos oferecer aos clientes produtos e serviços de forma consistente e de boa qualidade. A ISO atua como uma ferramenta fundamental para agilizar os processos e a sua composição de uma forma mais eficiente. De acordo com o Secretário-Geral da ISO, Kevin McKinley: "a ISO 9001 permite às organizações adaptarem-se a um mundo em mudança. Ela aumenta a capacidade de uma organização para satisfazer os seus clientes e fornece uma base coerente para o crescimento e o sucesso sustentado".

A edição de 2015 apresenta mudanças que Nigel Croft, presidente da subcomissão ISO, desenvolveu, bem como fez parte da revisão da norma, referindo-se à mesma como um processo "evolutivo, em vez de revolucionário". "Nós estamos apenas a trazer a ISO 9001 para o século XXI. As versões anteriores da ISO 9001 foram bastante prescritivas, com muitos requisitos para procedimentos a nível de documentação e registos."

"Atualmente, pretende-se estar um passo à frente e a ISO 9001:2015 é menos prescritiva do que a antecessora, concentrando-se sobre o desempenho. Temos conseguido isso combinando a abordagem de processos com o pensamento baseado no risco e empregando o ciclo Planear-Fazer-Verificar-Agir a todos os níveis da organização."

A ISO 9001:2015 substitui as edições anteriores e os organismos de certificação terão três anos para migrar os seus certificados para esta nova versão.

A ISO 9000, que estabelece os conceitos e a linguagem utilizada em toda a família das normas ISO 9000, também foi revista e uma nova edição já se encontra disponível.